sexta-feira, 20 de março de 2009

A Interação na Arte
Autor – obra – receptor e democracia

A Arte interativa é uma arte, que acontece com a participação do receptor, junto com o autor, que cria a obra. O receptor faz parte desse processo de criação através, de uma obra, que se possa tocar, sentir, andar, emitir sons ou até mesmo vestir a própria obra...Essas obras poderão ser desenvolvidas também através de C.G (computação gráfica) , entre outros procedimentos para o processo de criação.
O que move a arte interativa são três fatores:
- autor: o criador da idéia;
- obra: a criação;
-receptor: o publico interagindo na obra.
Esses conceitos autor, obra e receptor são os fatores essenciais para que aconteça a arte interativa.
Mas através da arte interativa surge um conceito, a democracia na arte, já que essa arte é aberta ao receptor, já que possibilita que ele de sua contribuição na obra, então o publico é artista também? Mesmo não sendo especialistas em arte?
Mas o que ocorre é somente uma contribuição do receptor a obra , fazendo uma interação entre autor e receptor, pois o autor faz sua obra para ter interação ao publico. Assim como Ligia Clark fez, na série Os Bichos, que as pessoas interagiram com suas obras.
O objetivo da Arte Interativa é, despertar o interesse das artes, assim possibilitando uma arte tátil que crie um elo entre arte e publico.


Um comentário:

  1. O público artista é um problema... pela má interpretação da arte interativa corremos o risco de perder o emprego! Afinal, se o público achar que o que ele fez é arte, então, qualquer um dotado de possilidade de interagir com a obra, irá se nomear artista... e a nossa formação? E a nossa busca?

    ResponderExcluir